Artigos

Suspensão da venda de pomadas capilares pela Anvisa após consumidores relatarem cegueira temporária

Publicado em

27/04/2023

Suspensão da venda de pomadas capilares pela Anvisa após consumidores relatarem cegueira temporária

Dra. Adele Gonzáles

 

Em 12 de janeiro de 2023, foi publicada no Diário Oficial da União por meio do  Ministério da Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a resolução n. 138 cancelando a produção de uma pomada capilar antifrizz. Em 16 de janeiro, mais 7 pomadas capilares de 5 marcas distintas tiveram sua fabricação suspensa e no início de fevereiro a mídia divulgou diversos casos e entrevistas com pessoas que sofreram reações após uso dos produtos. No mês de fevereiro, por precaução, a ANVISA decidiu suspender a comercialização de todas as mais de 3.000 pomadas para modelar, trançar e fixar. Na última semana de março, após investigações preliminares, o órgão decidiu liberar 934 produtos para retorno ao mercado e divulgou em seu site lista com os produtos. Dentre as medidas adotadas já anteriormente, segue com o recolhimento dos produtos proibidos e autuação dos estabelecimentos que seguirem com a comercialização ou uso das pomadas. 

As pomadas em sua maioria possuem indicação alisadora, antifrizz e modeladora, apresentando em sua composição ativos e conservantes de ação potentes. Observou-se aumento dos relatos na época do verão, chuvas e blocos pré-carnaval e isso se justifica pelos relatos de que, quando a chuva e suor caem sobre os cabelos, o produto escorre até os olhos causando as reações adversas. 

Segundo oftalmologistas, ocorre uma espécie de queimadura/abrasão química na córnea gerando dor intensa, hiperemia, lacrimejamento excessivo, turvação visual e cegueira temporária. Não houve relato de perda visual irreversível, até o momento, mas já foram computados entre início do ano e carnaval mais de 780 casos relacionados ao uso dos produtos, como consta na página online da ANVISA. Além dos efeitos oculares há queixas de queda capilar e cefaleia.

Em entrevistas divulgadas com oftalmologistas em diversos sites, como UOL, ESHoje, Rede Band e outros, os mesmos citam que, dentre as substâncias investigadas como possíveis causadoras dos danos, estão o metilcloroisotiazolinona (MCI) e a metilsotiazolinona (MI) (conservantes) e  propilenoglicol, mas a informação ainda não foi confirmada pelos órgãos públicos, que agora também levanta a hipótese da substância Ceteareth-20 ser a causadora dos sintomas ao ser encontrada em alta porcentagens nas pomadas apontadas pelos pacientes. Ceteareth-20 é um álcool graxo naturalmente encontrado em óleo de coco e palma, utilizado para emulsionar e dar viscosidade a produtos capilares. As pomadas recém-liberadas precisam conter no máximo 20% da substância. As medidas tomadas são provisórias até que sejam estudados os componentes e malefícios das pomadas.

As orientações do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) para acidentes em geral são lavar os olhos com água fervida ou filtrada e procurar atendimento oftalmológico o mais rápido possível.

Atenção: após o fechamento desta matéria pode haver atualizações sobre o tema!

 

Fonte:

ABCRC

Outros Artigos

abr
2023

A texture-driven model for male baldness

Artigos

Uma das dificuldades no dia a dia da tricologia e restauração capilar é tentar mostrar aos pacientes como seria a evolução da calvície ao longo do tempo, e assim conseguir provar a necessidade de tratamentos preventivos.

Leia Mais »
abr
2023

Suspensão da venda de pomadas capilares pela Anvisa após consumidores relatarem cegueira temporária

Artigos

Em 12 de janeiro de 2023, foi publicada no Diário Oficial da União por meio do  Ministério da Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a resolução n. 138 cancelando a produção de uma pomada capilar antifrizz.

Leia Mais »
abr
2023

Tipos de trauma durante a implantação de enxertos FUE com pinças nas incisões prévias: erros e soluções

Artigos

Existem diferentes tipos de técnicas de implantação, cada uma delas diferenciadas de acordo com tipo de instrumento - alguns mais antigos, como as pinças, e outros mais recentes (implanters) 

Leia Mais »
abr
2023

Relato de caso de Fibrilação Atrial durante indução anestésica de cirurgia de transplante de cabelo

Complicações

Mais uma vez, Dr. Sandro Salanitri empresta seu precioso tempo, para documentar um fato atípico na vivência cirúrgica dos cirurgiões da restauração capilar. Fato esse, que dificilmente

Leia Mais »
abr
2023

Revendo a Cicatriz Tricofítica

Artigos Clássicos

Os colegas da ABCRC podem questionar: por que rever um assunto que parece estar esquecido, dentro de uma gaveta chamada “Técnicas ultrapassadas”? Dentro da cirurgia da restauração capilar, lá estão o retalho temporo-parieto-occipital de Juri, os fios sintéticos,

Leia Mais »
abr
2023

Reunião especial do Paper Club congrega Fundadores e Presidentes para celebrar os 20 anos da ABCRC

Paper Club

Médica Dermatologista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integrante do corpo clínico do Grupo Speranzini. 

Leia Mais »
abr
2023

Exossomas na área de restauração capilar

Artigos

A comunicação intercelular é alvo de pesquisa tanto pelo potencial diagnóstico e terapêutico frente aos processos fisiológicos e patológicos do organismo, quanto para uma melhor elucidação desses processos. 

Leia Mais »

Sede ABCRC

Entre em contato com a ABCRC

Contate-nos

Preencha os Campos abaixo

Enviar »