Artigo

Transplante capilar em alopecias cicatriciais primárias: ainda um desafio

Publicado em

15/08/2022

Dr. Rubem Mateus Campos Miranda e Dra. Marina Barletta

 

O artigo  de revisão “A Systematic Review of Outcome of Hair Transplantation  in Primary Cicatricial Alopecia” tem o objetivo de reunir os trabalhos publicados que abordam o tema em questão.  De uma seleção de 359 artigos, 14 foram selecionados para o estudo, sendo 6 relatos de caso e 8 estudos de casos, totalizando 34 pacientes com alopecia cicatricial primária que foram submetidos a transplante capilar.

As técnicas utilizadas para realização do transplante foram FUE (7 estudos), FUT (3 estudos) e uso de enxertos com punchs maiores (punch grafts) (5 estudos), não sendo abordado nesta revisão se a técnica influenciou no resultado.

Dentre os trabalhos, o tempo de estabilidade da alopecia variou de 2 a 5 anos para posterior realização da abordagem cirúrgica. Em alguns casos a abordagem foi realizada na vigência de tratamento e em outros foi iniciado apenas minoxidil 5% tópico no pós operatório. O seguimento dos casos variou de 6 meses até 4 anos. Em apenas um trabalho foi realizado previamente uma pequena sessão de transplante capilar  (um teste utilizando punch grafts) com crescimento satisfatório após 4 meses, sendo realizada nova abordagem em seguida, porém sem descrever qual seria a alopecia cicatricial em questão.

Quanto aos resultados, os trabalhos mostram uma melhor taxa de crescimento nos casos de alopecia cicatricial central centrífuga, lúpus discoide, esclerodermia, pseudopelada de Brocq e foliculite decalvante, quando comparado com líquen plano pilar e alopecia frontal fibrosante.

A análise do trabalho nos leva a inúmeros questionamentos sobre a abordagem cirúrgica das alopecias cicatriciais primárias. 

1- Existem pouquíssimas publicações sobre o tema. 

2- A dificuldade em definir a estabilidade da doença e ainda qual o momento ideal para realizar a abordagem.

3- Se há ou não necessidade de realizar uma abordagem cirúrgica menor, para analisar se há um crescimento satisfatório para aí sim, realizar o transplante completo.

4- Se mesmo a doença estando estável, se seria mandatório manter o tratamento clínico e até associar outros medicamentos como minoxidil, por exemplo, tentando otimizar o resultado final.

5- Provavelmente os resultados negativos nas alopecias cicatriciais primárias não são publicados, ou há perda de seguimento nestes pacientes.

Baseado nestes questionamentos e no aumento da incidência e dos diagnósticos das alopecias cicatriciais primárias, é importante que o cirurgião da restauração capilar realize análise prévia minuciosa com tricoscopia tanto da área de alopecia quanto da área doadora, objetivando definir ou excluir um diagnóstico de alopecia cicatricial, para aí sim, definir a abordagem terapêutica clínica e/ou cirúrgica mais adequada.  Com o diagnóstico precoce é possível evitar a progressão da alopecia e fazer um planejamento a médio/longo prazo de um transplante capilar. Mas um transplante capilar em uma área de alopecia cicatricial primária sem tratamento prévio pode levar a um resultado desastroso. 

- Por Dr. Rubem Mateus Campos Miranda - dermatologista

 

Neste outro artigo publicado este ano, “Successful Clinical Treatment in a Case of Lichen Planus Pilaris after Hair Transplantation”, os autores descrevem um caso clínico de um paciente pós-transplante capilar que, após dois anos, desenvolveu sinais clínicos e tricoscópicos de Líquen Plano Pilar (LPP) confirmado por anatomopatologia que respondeu de forma satisfatória ao tratamento clínico após diagnóstico. O tratamento e o diagnóstico precoce de LPP neste caso foram essenciais para recuperar a densidade perdida e manter o resultado do transplante capilar. 

Este artigo nos leva à discussão a respeito da importância do cirurgião capilar no conhecimento das alopecias cicatriciais. Evidências recentes apontam que os pacientes de LPP e Alopecia Fibrosante Frontal podem apresentar lesões sub-clínicas de inflamação perifolicular e que a cirurgia pode ser gatilho para ativação da doença, inclusive em pacientes clinicamente estáveis. Por isso, o LPP é um grande desafio para o cirurgião de restauração capilar e novos estudos precisam ser desenvolvidos para entendermos melhor a fisiopatologia da doença e buscar métodos para diagnóstico preciso e o momento ideal de realizar a cirurgia. 

- Dra. Marina Barletta – dermatologista

Folículo - Edição 25

Fonte:

ABCRC

Outros Artigos

ago
2022

Entrevista Dr. Carlos Uebel

Entrevista

Nascido em São Leopoldo, RS, Dr. Carlos Uebel graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1972.

Leia Mais »
ago
2022

PAHT - Potential Androgenic Hair Transplant

Artigo

O conceito de se realizar um transplante capilar utilizando folículos oriundos de regiões potencialmente androgênicas, à primeira vista, soa irracional, ou, no mínimo, controverso

Leia Mais »
ago
2022

Psoríase e transplante capilar: relato de caso e revisão de literatura

Artigo

Psoríase é uma doença inflamatória crônica, imunomediada, com acometimento frequente do couro cabeludo. O Fenômeno de Koebner é o desenvolvimento de lesões isomórficas na pele saudável de paciente com doença cutânea preexistente, secundário a trauma, mais comumente psoríase. 

Leia Mais »
ago
2022

Alterações da haste de acordo com a idade

Artigo

A maior parte da literatura sobre as mudanças capilares com a idade tem o seu foco nas alopecias e no folículo piloso. É importante também estudar as alterações da haste e o alto impacto sobre as propriedades cosméticas do cabelo, a fim de entender as alterações no diâmetro, curvatura, propriedades estruturais (força de tração) e composição lipídica bem como as propriedades que impactam na percepção dos pacientes sobre os cabelos com a idade.

Leia Mais »
ago
2022

Transplante de barba

Paper Club

A barba é um atributo estético que marca a identidade do homem. O importante e pioneiro artigo do Dr. Carlos Eduardo Leão objetiva mostrar a importância atual e a grande evolução atingida pelas técnicas e táticas da restauração capilar para a região da barba.

Leia Mais »
ago
2022

Você sabe diferenciar as funções dos Conselhos de Classe, Sindicatos, Associações Médicas e a relação da saúde da população com o Ministério Público e Polícia Civil?

Artigo

Aos conselhos de classe, cabe orientar os profissionais sobre o exercício do seu ofício; zelar pela ética da profissão em todas as suas áreas de atuação; regular e fiscalizar os limites de atuação profissional; registrar, cadastrar e manter dados sobre os profissionais

Leia Mais »
ago
2022

Vamos conversar sobre manifestações capilares do lúpus?

Tricologia

O lúpus eritematoso é uma dermatose crônica, autoimune, cicatricial e fotossensível. É incomum em crianças e mais comum em pacientes femininas, negras, de 20-40 anos

Leia Mais »
ago
2022

AUTOGRAFTS IN ALOPECIAS AND OTHER SELECTED DERMATOLOGICAL CONDITIONS.

Artigos Clássicos

Os conceitos de dominância da área doadora (quando o enxerto mantém a sua integridade independentemente da área em que é transplantado) e de dominância da área receptora (quando o enxerto assume as características da região onde foi transplantado) foram definidos de maneira muito clara pelo Dr. Orentreich em seu estudo seminal publicado em 1959.1 

Leia Mais »
ago
2022

HIGHLIGHTS 5º INTERNATIONAL WORLD FUE INSTITUTE WORKSHOP

Cobertura de eventos

O 5º International World FUE Institute (WFI) Workshop marcou a retomada dos eventos presenciais da WFI após o início da pandemia por Covid-19, nos dias 2 a 5 de junho na Clínica Asmed, em Istambul - Turquia

Leia Mais »
ago
2022

Transplante capilar em alopecias cicatriciais primárias: ainda um desafio

Artigo

O artigo  de revisão “A Systematic Review of Outcome of Hair Transplantation  in Primary Cicatricial Alopecia” tem o objetivo de reunir os trabalhos publicados que abordam o tema em questão. 

Leia Mais »
ago
2022

Intercorrências em Cirurgia da Restauração Capilar: Apresentação de Caso Clínico

Complicações

A Cirurgia da Restauração Capilar tornou-se muito popular, nos últimos tempos, especialmente após a sua ampla divulgação na mídia leiga.

Leia Mais »

Sede ABCRC

Entre em contato com a ABCRC

Contate-nos

Preencha os Campos abaixo

Enviar »