Tricologia

Vamos conversar sobre manifestações capilares do lúpus?

Publicado em

17/08/2022

Dra. Letícia Contin

 

O lúpus eritematoso é uma dermatose crônica, autoimune, cicatricial e fotossensível. É incomum em crianças e mais comum em pacientes femininas, negras, de 20-40 anos. Os locais mais comuns de aparecimento de lesões são o couro cabeludo e face.

A classificação dos tipos de lúpus pode variar, a saber podemos separar as lesões em específicas e não específicas. As específicas são lesões onde a atividade da doença resulta diretamente na lesão observada. Já as inespecíficas ocorrem por outras razões associadas, mas não em decorrência da doença propriamente dita (uso de medicações, por exemplo). 

As lesões resultantes podem ser cicatriciais ou não cicatriciais, ou ainda apenas secundárias à doença.

As lesões cicatriciais específicas são as mais comuns em couro cabeludo e são também chamadas de lúpus cutâneo crônico. Clinicamente se comportam da seguinte maneira: 

1- LE discoide: as lesões clássicas são placas de alopecia na face, orelhas, couro cabeludo, com alterações predominantemente no centro da placa. Podem ser observados esclerose cutânea e atrofia. Dor e prurido são sintomas observados.  Pode apresentar-se também nas formas verrucosa/hipertrófica e acneiforme.

lúpus discoide clássico. A- Lesão clínica, placa de alopecia cicatricial com coloração acastanhada central; B- Tricoscopia: hiperpigmentação, hipopigmentação, eritema, ausência de óstios foliculares.

2- Paniculite lúpica ou lúpus profundo: são nódulos e placas em face, braços, quadril, tronco, podendo atrofiar. Em couro cabeludo se manifestam como lesões em arco ou anulares, seguindo linhas de Blaschko. O subtipo paniculite lúpica anular do couro cabeludo é não cicatricial e reversível por acometer o subcutâneo e não afetar as células tronco.

3- Lúpus túmido: são lesões mais elevadas, urticariformes ou vermelhas lisas, brilhantes.

A tricoscopia destas lesões varia de acordo com a atividade da doença.


Lesões ativas: eritema, pontos amarelados, pontos brancos

 


Lesões inativas, incontinência pigmentar, ausência de óstios foliculares

 

Já as lesões não cicatriciais podem se comportar como alopecias difusas ou em placas e estão associadas com atividade de doença sistêmica.  Em quadros difusos podem ser vistos descamação, telangiectasias, atriquia focal com um pull test positivo, hastes hipopigmentadas de diâmetros desiguais e um afinamento difuso. Na forma em placas, as lesões são áreas sem pelos muito semelhantes à alopecia areata. lúpus hair são definidos como cabelos quebradiços e frágeis em linha anterior do couro cabeludo.

 


Lesão em placa areata- like

 

O diagnóstico do lúpus é feito pela forma clínica, dermatoscopia, exame anátomo-patológico e imunofluorescência direta.

Exames complementares ajudam a definir sistematização da doença, que ocorre em cerca de 10% dos casos. São eles:

- FAN, Hemograma (anemia, leucopenia) VHS/PCR, urina I (devem ser realizados no início do acompanhamento e semestralmente)

- Anticorpos específicos para lúpus (anti-DNA, Ro, La, RNP, Sm entre outros), C3, C4 e CH 50, função renal (se lesões sabidamente sistêmicas, acompanhamento em conjunto com reumatologia).

Diagnósticos diferenciais que devem ser considerados, dependendo da forma clínica; são: líquen planopilar, pênfigo bolhoso, alopecia areata, alopecia sifilítica, entre outros.

O tratamento envolve fotoproteção, corticoides tópicos, infiltrativos e sistêmicos, inibidores de calcineurina (tacrolimus, pimecrolimus), imunossupressores (metotrexate, micofenolato mofetil), dapsona, antimaláricos (cloroquina, hidroxicloroquina), talidomida, entre outros. 

Em lesões ainda não cicatriciais, a repilação pode ocorrer. 

Transplante capilar é uma alternativa para lesões cicatriciais sem atividade, com boa resposta e repilação local. 

 

Bibliografia

 

1- Hordinsky M. Cicatricial alopecia: discoid lupus erythematosus. Dermatologic Therapy, Vol. 21, 2008, 245–248. 

2- Udompanich S, Chanprapaph K,  Suchonwanit P.  Hair and Scalp Changes in Cutaneous and Systemic lúpus Erythematosus. Am J Clin Dermatol, 2018.

3- Nordström RE. Hair transplantation. The use of hairbearing compound grafts for correction of alopecia due to chronic discoid lúpus erythematosus, traumatic alopecia, and male pattern baldness. Scand J Plast Reconstr Surg Suppl. 1976;14:1-37. PMID: 1032729.

4- Lobuono P, Shatin H. Transplantation of hair bulbs and melanocytes into leukodermic scars. J Dermatol Surg. 1976 Mar;2(1):53-5. doi: 10.1111/j.1524-4725.1976.tb00144.x. PMID: 939865.

Folículo - Edição 25

Fonte:

ABCRC

Outros Artigos

ago
2022

Entrevista Dr. Carlos Uebel

Entrevista

Nascido em São Leopoldo, RS, Dr. Carlos Uebel graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1972.

Leia Mais »
ago
2022

PAHT - Potential Androgenic Hair Transplant

Artigo

O conceito de se realizar um transplante capilar utilizando folículos oriundos de regiões potencialmente androgênicas, à primeira vista, soa irracional, ou, no mínimo, controverso

Leia Mais »
ago
2022

Psoríase e transplante capilar: relato de caso e revisão de literatura

Artigo

Psoríase é uma doença inflamatória crônica, imunomediada, com acometimento frequente do couro cabeludo. O Fenômeno de Koebner é o desenvolvimento de lesões isomórficas na pele saudável de paciente com doença cutânea preexistente, secundário a trauma, mais comumente psoríase. 

Leia Mais »
ago
2022

Alterações da haste de acordo com a idade

Artigo

A maior parte da literatura sobre as mudanças capilares com a idade tem o seu foco nas alopecias e no folículo piloso. É importante também estudar as alterações da haste e o alto impacto sobre as propriedades cosméticas do cabelo, a fim de entender as alterações no diâmetro, curvatura, propriedades estruturais (força de tração) e composição lipídica bem como as propriedades que impactam na percepção dos pacientes sobre os cabelos com a idade.

Leia Mais »
ago
2022

Transplante de barba

Paper Club

A barba é um atributo estético que marca a identidade do homem. O importante e pioneiro artigo do Dr. Carlos Eduardo Leão objetiva mostrar a importância atual e a grande evolução atingida pelas técnicas e táticas da restauração capilar para a região da barba.

Leia Mais »
ago
2022

Você sabe diferenciar as funções dos Conselhos de Classe, Sindicatos, Associações Médicas e a relação da saúde da população com o Ministério Público e Polícia Civil?

Artigo

Aos conselhos de classe, cabe orientar os profissionais sobre o exercício do seu ofício; zelar pela ética da profissão em todas as suas áreas de atuação; regular e fiscalizar os limites de atuação profissional; registrar, cadastrar e manter dados sobre os profissionais

Leia Mais »
ago
2022

Vamos conversar sobre manifestações capilares do lúpus?

Tricologia

O lúpus eritematoso é uma dermatose crônica, autoimune, cicatricial e fotossensível. É incomum em crianças e mais comum em pacientes femininas, negras, de 20-40 anos

Leia Mais »
ago
2022

AUTOGRAFTS IN ALOPECIAS AND OTHER SELECTED DERMATOLOGICAL CONDITIONS.

Artigos Clássicos

Os conceitos de dominância da área doadora (quando o enxerto mantém a sua integridade independentemente da área em que é transplantado) e de dominância da área receptora (quando o enxerto assume as características da região onde foi transplantado) foram definidos de maneira muito clara pelo Dr. Orentreich em seu estudo seminal publicado em 1959.1 

Leia Mais »
ago
2022

HIGHLIGHTS 5º INTERNATIONAL WORLD FUE INSTITUTE WORKSHOP

Cobertura de eventos

O 5º International World FUE Institute (WFI) Workshop marcou a retomada dos eventos presenciais da WFI após o início da pandemia por Covid-19, nos dias 2 a 5 de junho na Clínica Asmed, em Istambul - Turquia

Leia Mais »
ago
2022

Transplante capilar em alopecias cicatriciais primárias: ainda um desafio

Artigo

O artigo  de revisão “A Systematic Review of Outcome of Hair Transplantation  in Primary Cicatricial Alopecia” tem o objetivo de reunir os trabalhos publicados que abordam o tema em questão. 

Leia Mais »
ago
2022

Intercorrências em Cirurgia da Restauração Capilar: Apresentação de Caso Clínico

Complicações

A Cirurgia da Restauração Capilar tornou-se muito popular, nos últimos tempos, especialmente após a sua ampla divulgação na mídia leiga.

Leia Mais »

Sede ABCRC

Entre em contato com a ABCRC

Contate-nos

Preencha os Campos abaixo

Enviar »