É importante compreender o ciclo de crescimento do cabelo normal para entender por que ocorre a queda de cabelo. O folículo piloso é uma estrutura anatômica que produz e faz crescer um fio de cabelo. Cabelo é composto de proteínas chamadas queratina. O cabelo humano cresce num padrão cíclico contínuo de crescimento e descanso conhecido como ciclo de crescimento.

Existem três fases do ciclo de crescimento do cabelo:

1. Anágena: fase de crescimento
2. Catágena: fase de degradação
3. Telógena: fase de repouso

Os períodos de crescimento (fase anágena) duram entre dois e oito anos e são seguidos por um breve período, de duas a quatro semanas, em que o folículo é quase totalmente degradado (fase catágena). Em seguida começa a fase de repouso (telógena), que dura de dois a quatro meses.

A perda normal do cabelo, não relacionada à calvície, ocorre quando começa o próximo ciclo de crescimento (fase anágena) e um novo fio de cabelo começa a emergir, expulsando o fio que estava em repouso no folículo. Em média 50-100 cabelos telógenos caem a cada dia. Esta é a perda de cabelo normal e explica os fios que acumulam cotidianamente no ralo do chuveiro e na escova de cabelo. Estes cabelos serão substituídos por novos fios. Não mais do que 10 por cento dos folículos estão na fase de repouso (telógena) a qualquer momento.

Vários fatores pode afetar o ciclo de crescimento do cabelo e causar queda temporária ou permanente (alopecia), incluindo medicamentos, radioterapia, quimioterapia, exposição a substâncias químicas, fatores nutricionais e hormonais, doenças da tireoide, doença de pele generalizada ou local e stress.

Andrógenos (testosterona, dihidrotestosterona) são os fatores de controle mais importantes do crescimento do cabelo humano. Andrógenos têm de estar presentes para o crescimento da barba, pêlos das axilas e pubianos. O crescimento de cabelo do couro cabeludo não é andrógeno-dependentes, mas andrógenos são necessários para o desenvolvimento da calvície de padrão masculino e feminino.

Fases do crescimento do cabelo

crescimento-cabelos001