De 25 a 27 de maio, foi realizado o Workshop Latino-Americano de FUE na Guatemala. Diversos profissionais brasileiros participaram conduzindo aulas, como o Dr. Arthur Tykocinski, vice-presidente da ABCRC, e a Dra. Christine Graf Guimarães, segunda secretária da entidade, que contribui aqui com seu depoimento sobre o evento.

Confira a seguir, com fotos.

 

“Participei, a convite da comissão organizadora, do Workshop Latino-Americano de FUE na Guatemala, como moderadora da mesa de manejo responsável da área doadora e com as aulas de correção de alopecia de sobrancelhas e barba e transplante capilar, pelo método FUE, para a correção da alopecia androgenética feminina. Demonstrei que é possível oferecer às mulheres, hoje, a correção da calvície com o transplante capilar FUE e o quanto é importante esta correção para a autoestima das pacientes.

Na correção das sobrancelhas, mesmo quando tem micropigmetação, é possível realizar o transplante capilar. Os implanters afiados têm o melhor resultado para atravessar a fibrose que ocorre com a tatuagem. A barba pode ser corrigida tanto com o uso dos pelos da região submandibular, uma vantagem que existe com a técnica FUE, quanto com cabelos da região occipito-temporal, com resultados completamente naturais.

Outros colegas que também participaram com aulas no Workshop foram:

  • Antônio Ruston, que abordou a capacidade de área doadora para iniciantes;
  • Arthur Tykocinski, paradigma do FUT ou FUE, optar ou combinar para o melhor manejo da área doadora;
  • Alan Wells, que falou sobre o uso de menor quantidade de anestésico e anestesia segura e pequenas mudanças que trazem grandes benefícios para o FUE;
  • Dr Gabriel Fachini, que apresentou um implanter que está desenvolvendo;
  • Felipe Pitella, que falou sobre a fisiopatologia da alopecia androgenética e a atualização nos tratamentos da alopecia androgenética.

Apesar de latino-americano, o Workshop contou com  a presença de colegas do mundo todo.

As cirurgias ao vivo ocorreram no sábado à tarde e domingo pela manhã em três salas cirúrgicas simultâneas.

Foi um excelente Workshop, de altíssimo nível, com a organização dos Drs. Luis Roberto Trivellini, Sebástian Yriart e Marie Andree Schambach.

Uma semana depois da volta ao Brasil, ocorreu a erupção do vulcão que causou mortes e devastação na Guatemala.  Deixo minha solidariedade ao povo guatemalteca, de uma gentileza e educação admiráveis!

Christine Graf Guimarães”