A manhã gelada do sábado 25 de agosto em Foz do Iguaçu foi novamente iniciada pelos minicursos: Micropigmentação Capilar e Supercílios. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer inovações e tirar dúvidas com professores brasileiros – Drs. Antônio Ruston, Carlos Eduardo Leão, Mauro Speranzini, Christine Graf e Henrique Radwanski – e também com renomados internacionais – Drs. Sara Salas, Ronald Shapiro, Alex Ginzburg e Sebastian Yriart.

Na sequência, foram apresentadas aulas em mais dois painéis – Miscelânia I e II – que reuniram temas como seleção de área doadora, células-tronco no transplante de cabelo, transplante de cabelo na barba e considerações técnicas da FUE em cabelo afro, entre outros.

As duas conferências agendadas para o dia foram apresentadas pelos Drs. Aline Donati (São Paulo) e Emorane Lupanzula (Bélgica), que falaram, respectivamente, sobre Alopecia Frontal Fibrosante – Como Diagnosticar e Quando não Operar e FUE com Cabelo do Corpo e da Nuca: Mesmo Paciente, Vários Dias.

A parte da manhã foi, ainda, enriquecida pela apresentação de seis Temas Livres, moderados pelos Drs. Fábio Luis Bongiovani e Ricardo Gomes de Lemos. Os apresentadores e seus temas foram:

  • Estratégias para Melhorar o Resultado Estético na Área Doadora em Pacientes Afro Descendentes, por Dra. Maria Marta Mattos Zollinger – BA;
  • Alcançando Alta Densidade Capilar com Implanters e Agulhas Modificadas, por Dr. Roberto Bezerra Vieira – MA;
  • FAST FUE. Técnica de colocação Folicular Rápida, por Dr. Luiz Gustavo Martins da Silva – MG;
  • Marketing: Pontos Importantes que Devem Ser Abordados, por Dr. Márcio André Volkweis – RS;
  • Microagulhamento e Drug Delivery em Pacientes com Área Doadora Limitada, por Dra. Leticia Arsie Contin – SP.

O último painel do evento, intitulado Controvérsias, discutiu temas como FUE robótico versus dispositivos à mão, fornecimento de área doadora em FUT versus FUE e variação interfolicular conforme profundidade, entre outros.

 

Um congresso internacional

A Sessão de Encerramento foi conduzida pelo Dr. Mauro Speranzini, presidente da ABCRC: “Fomos brindados com excelentes painéis. Agradeço a presença de todos, dos congressistas, dos professores brasileiros e estrangeiros, que deram excelentes palestras”.

Confira, nos vídeos, as mensagens finais dos Drs. Speranzini e Carlos Eduardo Leão, um dos fundadores da ABCRC.