O folículo capilar é uma estrutura em forma de bolsa, localizada na hipoderme (camada profunda da pele). É dentro dele que se localiza a raiz do fio capilar. Cada folículo piloso tem capacidade para produzir e fazer crescer fios de cabelo, sendo que 90% dos folículos produzem um fio de cabelo por vez e 10% produzem dois ou mais fios ao mesmo tempo.

Trata-se de um anexo cutâneo complexo, com diferentes tipos de células e múltiplas funções. É no folículo que as glândulas sebáceas desembocam e expelem gordura para lubrificação da pele. Na base do folículo há também células nervosas, estimuladas quando se mexe nos fios, e fibras musculares, que permitem que o fio se mantenha ereto, crescendo perpendicular à pele, e responsáveis por elevar o folículo acima da superfície de pele quando sentimos arrepio.

Em todo o corpo humano, estima-se que existam cerca de cinco milhões de folículos capilares. Eles estão em toda a superfície do corpo, exceto nas palmas das mãos e nas solas dos pés.

Há descritos dois tipos de pelos, produzidos nos folículos: o pelo terminal e o velo. Quanto ao ciclo biológico e o aspecto anatômico, ambos são muito parecidos. O que os diferencia é basicamente o tamanho. O terminal é grosso, longo, pigmentado, com músculo piloeretor e medula, com diâmetro de 0,06mm ou mais. O velo é um pelo pequeno, com menos de 2 cm de comprimento, fino, macio, sem medula, pouco pigmentado, sem músculo eretor na maioria das vezes e com diâmetro aproximado ou igual a 0,03 mm. O pelo tipo velo pode ser transformado em terminal, como ocorre na barba dos homens após a puberdade. A transformação de terminal em velo ocorre na evolução da alopécia androgenética.

Os fios de cabelos crescem 0,33 mm por dia, ou seja, cerca de 1 cm ao mês. Uma pessoa com a fase de crescimento (anágena) de 2 anos, terá cabelos de 24 cm de comprimento. Outra com 5 anos de crescimento terá 60 cm de comprimento.

A queda normal diária de cabelos tem relação direta com o número total dos mesmos e com a duração da fase de crescimento. Normalmente, uma pessoa tem em média 100.000 fios de cabelos e uma fase de crescimento de 3 anos, ou seja, esta pessoa troca cerca de 100.000 fios a cada 1000 dias, tendo uma perda de 100 cabelos por dia. Se o indivíduo tiver mais do que 100.000 fios, com o mesmo tempo de fase de crescimento, ele terá uma maior perda diária.

foliculo-capilar

Fontes: Site Dr. Muricy e Biblioteca Nacional de Saúde dos Estados Unidos