dr_mauro_speranzini_home

Dr. Mauro Speranzini, presidente da ABCRC e um dos coordenadores do Workshop Refinamentos em Restauração Capilar, fala sobre as expectativas para o evento e seus principais destaques – dentre eles, a demonstração de diversos aparelhos de FUE.

O workshop será realizado em 18 e 19 de agosto, em São Paulo – confira outras informações e garanta sua vaga.


Qual sua expectativa com este workshop?

O workshop será o primeiro evento da nossa gestão. São Paulo é uma cidade que atrai grande número de participantes e tradicionalmente tem sido exemplo de excelentes acomodações, organização e profissionalismo. A escolha do mês de agosto não foi aleatória. Antecede em um mês e meio o principal evento da especialidade em âmbito mundial. Muitas das apresentações que aqui serão dadas em primeira mão serão vistas também em Polanica (Polônia) e em Praga (República Checa) em outubro.

Além dos principais nomes da cirurgia capilar brasileira, contaremos com importantes nomes dos EUA e da América Latina. Nosso diretor científico, Dr. Henrique Radwanski, soube selecionar as melhores apresentações sob o tema Refinamentos em Restauração Capilar, tanto nas técnicas FUT quanto FUE.

Como se deu a escolha pelo tema Refinamentos em Restauração Capilar?

O sucesso do transplante capilar está nos detalhes. A escolha do tema Refinamentos é reflexo da realidade da especialidade. Para combater a concorrência de empresas multinacionais que oferecem cirurgias de baixo custo e até mesmo profissionais não médicos no exercício ilegal da medicina, cabe a nós divulgar e promover uma cirurgia de excelência, com atenção aos detalhes que fazem a diferença.


O que os inscritos podem esperar do workshop?

A primeira manhã será dedicada aos iniciantes. Aulas e vídeos das cirurgias mais realizadas serão direcionadas àqueles que desejam começar uma especialidade com o pé direito. Refinamentos interessarão tanto aos iniciantes quanto àqueles com grande experiência.

No segundo e último dia, cirurgias ao vivo mostrarão nossos melhores especialistas em ação que demonstrarão as diferentes técnicas de obtenção de unidades foliculares, assim como várias técnicas para colocação. Como ponto alto, e inédito, diferentes aparelhos serão utilizados num mesmo paciente. Assim, ficará mais fácil comparar a eficiência, facilidade de uso e rapidez de cada um.

O evento tem muitos momentos voltados ao jovem profissional – há cursos básicos e bate-papo com iniciantes, entre outras iniciativas. O que o sr. pode falar desse âmbito?

Tanto o curso básico quanto a parte prática são fundamentais para quem deseja começar uma nova especialidade. Ainda, importantes empresas estarão expondo materiais cirúrgicos necessários para se começar na especialidade.

As vídeo-cirurgias devem ser muito aguardadas pelos participantes. Qual a importância desse tipo de atividade em um evento de atualização científica como este?

Cirurgias editadas e cirurgias ao vivo têm vantagens e desvantagens. Ao reunir as duas modalidades, daremos a todos a oportunidade de aproveitar o que há de melhor em cada opção.

As cirurgias ao vivo, que serão realizadas no sábado à tarde, prometem ser o ápice do workshop. O que o sr. poderia adiantar sobre o que será feito?

Teremos três salas de cirurgias funcionando simultaneamente. No FUT será demonstrada a retirada do fuso de pele com fio longo, sutura da pele, slivering, preparo das unidades foliculares ao microscópio e implantação. Na técnica FUE, demonstraremos a tradicional retirada de enxertos com fio raspado, com raspagem do cabelo na área doadora, com raspagem parcial (non -shaven technique) e FUE com fio longo. A colocação na área receptora será realizada com incisões prévias e pinça, incisões prévias e implanter não afiado, stick and place com pinça, stick and place com implanter e somente com implanter afiado.

Teremos, ainda, demonstração de FUE para transplante de barba, obtendo-se fios da própria barba e do couro cabeludo. Será feita uma pigmentação de cicatriz em couro cabeludo e a remoção de pigmentação com a técnica de salino infusão (demonstração inédita em congressos).

A grande novidade será a demonstração de FUE com diferentes aparelhos em um mesmo paciente. Unidades foliculares serão comparadas e os participantes verão as diferenças de cada um. Imperdível!