Galeria de fotos no final da página!

DISCURSO DR. MURICY

Caríssimos colegas diretores da ABCRC, demais congressistas, senhoras e senhores aqui presentes.

É um prazer recebe-los nesta data, nesse clube maravilhoso, tendo como finalidade confraternizarmos e desfrutarmos  algumas horas de descontração e alegria.

Nossa atividade profissional requer atualização científica permanente e a cada  2 anos nos encontramos para a troca de informações, discutirmos sobre técnicas cirúrgicas e condutas clínicas atualizadas, procurando nos cercar, além dos expoentes de nossa especialidade, de colegas estrangeiros, que gentilmente aqui comparecem para abrilhantar ainda mais nossos encontros.

A Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar, nasceu há 12 anos, fruto da iniciativa de vários cirurgiões entusiastas da prática do transplante capilar, a fim de preencher uma lacuna neste campo  maravilhoso da cirurgia plástica e dermatológica. Como em  todo início, tivemos dificuldades que foram sendo superadas ao ponto de contarmos hoje com uma sociedade organizada e totalmente apta a nos representar nos encontros nacionais e internacionais aos quais comparecemos.

Nossa relação de associados, constituída exclusivamente de cirurgiões plásticos e dermatologistas, portadores de títulos de especialistas em suas respectivas sociedades, é de altíssimo quilate, sendo  reconhecida mundialmente e convidados  a participarem ativamente na organização de cursos, workshops e congressos.

O resultado disto e que ocorre a  procura cada vez maior para ingresso em  nossos quadros, com a finalidade de aprendizado e troca de informações, pelos colegas mais jovens.

Hoje, sinto-me extremamente feliz. Após quase 2 anos de condução da ABCRC, auxiliado por colegas entusiastas de diferentes regiões do nosso país, conseguimos realizar 3 workshops, sendo o primeiro em São Paulo, coordenado pelo Dr. Sandro Salanitri e sua equipe local;  o segundo em Goiânia, coordenado  pelo Dr. Carlos Calixto e o terceiro, em Fortaleza, estruturado pelo Dr. Marcio Crisostomo. Sucesso total nos três eventos.

Coroando nossa gestão, estamos realizando o 6º  Congresso Brasileiro em Curitiba, com um número recorde de participantes.

Conseguimos, também, lançar a nossa revista digital, denominada “O Folículo”, sonho antigo de todos nós, cujo mérito é todo do nosso diretor de comunicação, Dr. Henrique Radwanski, cujo empenho foi fundamental para o sucesso do empreendimento.

Instalamos uma comissão  de prêmios que aos poucos está se estruturando e escolhemos  para organizá-la o Dr. Carlos Eduardo Leão, colega extremamente inteligente e capaz, que com certeza irá transformá-la em mais um ponto altamente positivo  da Associação.

O departamento de eventos científicos foi criado  e o colega escolhido para dirigi-lo  foi o Dr. Mauro Speranzini, habilidoso  e experiente na organização de cursos e eventos científicos diversos.

A área internacional foi entregue ao nosso membro mais viajado e conectado de todos nós, Dr. Tony Ruston, que através de suas amizades, sua alegria contagiante e competência, possibilitou os convites e as presenças entre nós de vários colegas de outros países.

Meus agradecimento a toda a diretoria da ABCRC que nos assessorou neste biênio e externar-lhes nossa gratidão eterna.

Encerro meu mandato, no final deste ano, com a sensação de dever cumprido. Este Congresso coroa doze anos de dedicação e amor em prol da nossa ABCRC, instituição da qual nos orgulhamos e temos certeza, irá crescer e organizar-se cada vez mais, com a condução dos futuros dirigentes que a guiarão.

Finalizando, gostaria de enaltecer o trabalho dos nossos colaboradores que estão por trás desse sucesso todo, como a secretaria Suzana Wilbrantz, o financeiro Agnaldo Guerra e a eficientíssima Natália Plenamente, os quais foram responsáveis pela administração e condução do dia a dia da nossa entidade e pela organização dos nossos eventos.

A todos os ex-presidentes, Dr. Marcelo Gandelman, Dr. Marcelo Pitchon, Dr. Fernando Basto e Dr. Ricardo Lemos, obrigado  por tudo o que fizeram em prol da  nossa coletividade.

À minha família, minha esposa  Verinha, meus filhos Luciana, Christiana, José Ricardo e Maria Angélica meu amor e meu carinho permanente pela ajuda e compreensão nos momentos que necessitei mais.

Obrigado.
Dr. José Cândido Muricy


DESTAQUES DO VI CONGRESSO ABCRC

congresso_curitiba003
Diretoria da ABCRC com o Homenageado Nacional Dr. Marcelo Gandelman

Foram quatro dias de trabalho, de 24-27 agosto, na cidade de Curitiba, em que ensino e aprendizagem se misturaram no mesmo clima de fazer novas amizades e fortalecer velhos laços. Mais de 12 nacionalidades estavam representadas, elevando o evento ao nível de um “meeting” internacional.

congresso_curitiba002

O sucesso pode ser medido em números: tivemos 154 inscritos, sendo 93 membros da ABCRC, 30 não-membros e 19 palestrantes estrangeiros. Durante o congresso, houve sete mesas redondas, 11 conferências, cinco painéis, duas sessões de temas livres e 11 vídeos editados.

congresso_curitiba004

O Curso Básico contou com 50 inscritos (além dos apresentadores, moderadores e debatedores). Ao longo de um dia inteiro, foram 11 aulas de 20 mins com mais 30 mins de moderação e discussão. Com ampla participação dos jovens colegas da plateia, o coordenador Dr. Carlos Eduardo Leão soube conduzir os trabalhos de forma eficiente e bem produtiva. Destaque para sua própria apresentação sobre A Consulta, em que simulou uma entrevista ao vivo com um “paciente” da plateia.

congresso_curitiba006

congresso_curitiba007

Inédito: pela primeira vez a Associação ofereceu seis mini-cursos, no primeiro horário da manhã de sexta-feira e sábado, com média de 20 participantes em cada um. Os temas foram: supercílios; instrumental de FUE; desenho de linha anterior; complicações em transplante capilar; “FUT e FUE: juntos ou separados?”; body hair e barba.

Neste Congresso, a ABCRC fez merecidos tributos aos Drs. Marcelo Gandelman (homenagem nacional) e Jerry Wong (homenagem internacional).

O diretor científico, Mauro Speranzini, preparou com antecedência perguntas específicas à cada mesa redonda, permitindo uma enquete internacional sobre assuntos avançados.

Programa social I: nosso presidente Dr. Muricy, recebeu com sua esposa Sra. Vera, seus convidados para um impecável jantar, servido à inglesa. A festa foi em sua residência. Ao final, tivemos um show de música ao vivo. A surpresa, guardada à sete chaves, foram duas lindas sambistas que arrastaram os convidados para um autêntico desfile de samba. Destaque para o pandeiro, que soube dar o ritmo da noite.

congresso_curitiba009

congresso_curitiba010

Programa social II: o jantar presidencial foi no Country Clube Graciosa, talvez o mais charmoso clube do país. Discursos, aperitivos, drinks e depois o jantar; em seguida, uma banda animou os convidados à dançar. Destaque para nosso cirurgião-cantor-diplomata Tony Ruston, que nos brindou com duas músicas de Elvis.

Ausências sentidas: por razões pessoais, os colegas Fernando Basto e Luiz Pimentel não puderam participar do Congresso.
Bem vindo aos novos associados da ABCRC, com destaque para Fernanda N. Torres, tricologista do Rio de Janeiro.

O prêmio Marcelo Gandelman, instituído para prestigiar o melhor trabalho científico, foi concedido ao Dr. Emorane Lupanzula, da Bélgica, mostrando sua experiência na correção de alopécia cicatricial com FUE.

congresso_curitiba011

Sem equipe não existe organização. Todo crédito à Natália Plenamente e seu grupo, e um especial agradecimento à incansável Suzana Wilbrantz.

Aprovação unânime e com louvor dos convidados estrangeiros à equipe de tradução simultânea.

No espírito Olímpico, ao final do congresso realizamos pela 1a. vez um torneio de tênis: destaques para José Lorenzo, Nicolas Lusizic, Fernando Franco e Radwanski.

congresso_curitiba001

congresso_curitiba008

Por fim, um Medalha de Ouro ao nosso presidente, Dr. Muricy, e toda sua Diretoria, pela excelente gestão que – após 3 ótimos workshops -  culminou no melhor Congresso já realizado pela ABCRC. Deixa um legado de eventos científicos da mais alta qualidade, além de uma polpuda caixa para a próxima Diretoria.

Boa sorte, Mauro! O sarrafo ficou mais alto, mas você saberá superá-lo!

Henrique N. Radwanski
Diretor de comunicação ABCRC


Veja mais fotos do evento: