Nos dias 13 e 14 de junho a Associação dos Ex-Alunos do Prof. Ivo Pitanguy (AExPI), da qual sou presidente (2013-2014)  promoveu seu 1o. Workshop. O assunto abordado foi Avanços no Transplante Capilar. Na 6af. de tarde, as atividades foram aulas didáticas, no Auditório da 38a. Enfermaria da SCM-RJ. No sábado, de 8 – 13 hs, foram transmitidas cirurgias para os participantes, com uso de microfone para transmissão de comentários dos cirurgiões e perguntas da plateia, constituída somente de residentes, com 64 participantes.

Após uma introdução pela secretária da AExPI Bárbara Machado, o colega Leandro Pereira fez uma exposição completa da evolução da cirurgia de restauração capilar. Em seguida, Ursula Chaves (técnica de enfermagem e minha assistente) falou sobre o valor do trabalho da equipe, e como treinar as assistentes no correto preparo das unidades foliculares. Na sequencia, abordei o tema “A importância do transplante capilar na cirurgia plástica”.  Após um coffee-break, tivemos aulas de nossos convidados (ambos membros titulares da SBCP), Márcio Crisóstomo (formado em nossa Serviço em 2003) e Ricardo Lemos (presidente da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar).

No sábado, após apresentação de seus casos, Ricardo e Márcio prosseguiram com seus procedimentos. Tamires Susini, chefe de anestesia do Serviço, aproveitou para expor os cuidados pré e per-operatórios das cirurgia sob anestesia local e sedação.

Ao final das cirurgias, o coordenador científico da AExPI, Raúl Gonzalez, conversou com os residentes sobre sua formação na cirurgia plástica, enfatizando a importância do ensino tanto de técnicas cirúrgicas quanto do comportamento ético, que são os pilares de nossa Escola. Vários livros foram sorteados, presenteados pela Livraria Rubio.

Pretendemos realizar um workshop a cada semestre. O objetivo final destes eventos é aproximar a AExPI ao ensino da especialidade.

Agradecimentos para nossos patrocinadores: Silimed, Natuderme e Livraria Rubio.

Cordialmente,
Henrique N Radwanski