O 7º Congresso Brasileiro de Restauração Capilar da ABCRC iniciou-se nesta quarta-feira, 22 de agosto, com o Curso Básico – Pré-Congresso.

O presidente da entidade, Dr. Mauro Speranzini, deu as boas-vindas aos congressistas: “Este curso básico é o pontapé inicial para quem quer começar ou se aperfeiçoar no transplante capilar. Não se trata apenas de retirada e colocação de enxertos; o cirurgião deve saber fazer o diagnóstico das doenças, o planejamento de longo prazo, o tratamento pós-cirúrgico, uso de terapias alternativas, para só então se especializar em FUE e FUT”, alertou.

Em seguida, Dr. Fábio Bongiovani, coordenador do Curso Básico, agradeceu a todos: “O desenrolar do Congresso vai aprofundar alguns dos temas que veremos neste dia. Nosso objetivo é a formação de bons cirurgiões e, acima de tudo, éticos!”, reforçou.

Diretor científico da ABCRC, Dr. Henrique Radwanski lembrou que a ABCRC está muito empenhada em cumprir uma de suas missões, que é a do ensino: “Queremos ter grupos de colegas hábeis e que tenham conhecimento científico, pois isso é o que vai nos destacar no meio daqueles que se empenham na área”, disse. “Este curso básico tem também um ensino mais avançado. Temas avançados para os colegas mais jovens? Com certeza: é preciso ter essa noção de que há complexidade na nossa cirurgia. Preparamos uma apostila que serve como leitura adicional, organizada pela Dra. Adele Gonzalez”, completou.

De princípios básicos a análises de FUE e FUT

O curso transcorreu durante o dia, com a apresentação de oito blocos:

  • Princípios Básicos;
  • Antes da Cirurgia;
  • A Cirurgia I e II;
  • Depois da Cirurgia;
  • Áreas Atípicas;
  • Vídeos I FUT;
  • Vídeos II FUE.

Para conduzir as palestras, foram convidados professores mais experientes e também mais jovens, de diversos Estados brasileiros.

Entre as apresentações, houve espaço para discussões e perguntas, o que contribuiu para o congressista tirar dúvidas e debater possibilidades com os professores.

No encerramento, Dr. Francisco Le Voci ressaltou: “Nós todos, ao longo desse processo, somos iniciantes. Não existe o certo ou o errado, há diversas situações e evoluímos conforme o tipo de paciente e o desejo de cada um”.

Dr. Henrique, então, agradeceu aos professores “pelo curso desenvolvido com excelentes palestras; o tempo que tomou a mim e ao Ruston para planejá-lo foi mais do que recompensado. Agradeço também aos participantes, esperamos que tenham aproveitado a abordagem às duas técnicas, um destaque científico de nossa gestão”.

“Nossa união construiu a ABCRC”

Na parte da manhã, Dr. Le Voci fez uma homenagem aos fundadores da ABCRC – os Drs. Marcelo Gandelman (SP), Fernando Basto Jr. (PE), José Cândido Muricy (PR) e Carlos Eduardo Leão (MG). “Nossa Associação vem se constituindo em uma entidade ímpar justamente pela junção das duas especialidades, a cirurgia plástica e a dermatologia. O aprendizado oferecido é algo que em poucos eventos no mundo conseguimos ver. Aproveito a presença do Dr. Fernando Basto para fazer essa homenagem, pela trajetória de 15 anos da ABCRC, uma iniciativa desses pioneiros”, disse.

Dr. Fernando respondeu se dizendo muito emocionado: “No início deste dia, Dr. Henrique Radwanski falou muito bem: não foi uma ideia só de nós quatro, mas de muitos outros. Foram muitas as conversas até chegarmos à fundação da ABCRC. Hoje me sinto muito feliz, vejo um congresso aqui muito bem preparado e parabenizo a todos. A ABCRC surgiu como uma ideia, mas se não fosse a união de todos, não teríamos chegado até aqui”, comemorou.

Confira as entrevistas concedidas ao nosso site pelos Drs. Marcelo Gandelman e Fernando Basto Jr.por ocasião dos 15 anos da ABCRC.